terça-feira, 7 de setembro de 2010

Filosofia e games: Experiências sobre nossas atitudes.

Olá, gamers!

Um dia desses, sentei em uma mesa de boteco com o querido criador desse blog e conversamos sobre aonde os games pode refletir e influenciar na vida de uma pessoa. E no meio da conversa, lembrei que muitas de nossas atitudes perante a vida são expressas em uma simples partida de Tekken 5, por exemplo.

Passaram-se dois dias, estava eu no Twitter e eis que o @PensadoresFalam solta essa do Platão:

 

platao


Eu
como um apaixonado pela filosofia e fanático por games desde criança, uma frase como essa não poderia passar desapercebida. E o que isso tem a ver com os videogames? Simples: Tudo.

Duvida? Faça o seguinte então:

  1. Arranje um play 2 ou qualquer outro videogame;
  2. Tenha dois controles;
  3. Arranje um amigo ou outra pessoa qualquer para servir de “cobaia” para seu experimento;
  4. Escolha um jogo de luta ou corrida com alto grau de competitividade em que você seja bom (Recomento Soul Calibur, Tekken 5 e Burnout);
  5. Não se preocupe em vencer, apenas observe como a “cobaia” joga: Seu jeito de manusear o controle, as expressões faciais, o que ele diz quando tudo vai dar merda, como reage à derrota e à vitória… Observe tudo;
  6. Depois da análise, observe como ele reage agora aos problemas, distrações e vitórias do dia-a-dia;
  7. Confira o resultado ;-)

Creio que se à 500 a.c tivesse videogame, Platão iria filosofar só com uma rodada de Street Fighter, mas duvido muito que ganharia de Sócrates, pois esse perguntaria desde o jeito que a pessoa joga, até porque ela escolheu o Ryu, porque essa fase é tão verde, porque o Blanka solta choque…

Ass: Thiago ZuK

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário