sexta-feira, 19 de março de 2010

"N+", e um pouco sobre jogos.

Um amigo meu me mandou a seguinte notícia da G1:

Sid Meier, criador de "Civilization", diz que games atuais estão errados.
Nessa notícia, Sid Meier explica que a psicologia dos jogos atuais estão errados, que o aspecto mais importante em se criar um jogo de sucesso é utilizar a psicologia do jogador. Um grande exemplo é no dificílimo equilíbrio entre a recompensa e a punição nos jogos. Ele mesmo diz que a série Civilization tem esse problema, já que quando a civilização do jogador começa a entrar em queda, é só carregar para o ultimo ponto salvo e tentar denovo, coisa que, segundo ele, estraga a experiencia do jogo.

O mesmo amigo que me passou essa notícia, também me citou um jogo que usa bem a psicologia do jogador. o N+.
Um jogo relativamente simples, você tem que apertar o botão que abre a porta, e depois sair pela porta que abriu, no caminho você tem que pegar moedas para aumentar seu tempo e desviar e milhares de objetos que querem te matar \o/.
Mas porquê esse jogo, tão simples pode ser tão bom? N+ é um dos jogos mais viciantes que eu conheço, porque apesar da simplicidade, o jogador utiliza sua criatividade, habilidade, raciocínio e muitas vezes a sorte para poder passar de nível. O que diferencia ele dos outros jogos de aventura é que nenhuma fase é igual, e você não tem forma alguma de se defender dos inimigos, e não tem nenhum aparente objetivo.
E mesmo assim é tão bom!
A razão é justo na simplicidade do jogo, onde qualquer lesado pode pegar e jogar bem!
A frustração faz parte do jogo, se tirar essa parte o jogo fica incompleto, o que no caso do N+, acabaria com a diversão do jogo!
Quer ver para você mesmo como um jogo simples pode te prender ? Clique aqui, baixe o jogo e veja por si mesmo! :D

3 comentários:

  1. É lindo quando um jogo simples desse e também aquele outro jogo em flash, que é o Shift, conseguem mexer tanto com a cabeça do jogador. Os desenvolvedores deveriam parar de pensar em apenas provocar orgasmos visuais e começarem a pegar base na psicologia do jogador. Se pensássemos assim, teríamos mais jogos que aliariam o divertimento e a evolução do ser humano.

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  2. Concordo com o Thiago... Hoje em dia a maioria dos gamers acham que um jogo vai ser bom ou ruim só de ver os gráficos. S eeles forem legais, o jogo é super fodão, se forem ruins, o jogo é super desgraçado...

    Concordo com o Sid também, que falou lá na matéria que o povo quer ver uma IA convincente. Nem super inteligente, mas nem burra demais. E isso se aplica a vários generos de jogos, não apenas à jogos de estratégia.
    Um exemplo bom que eu posso fala aqui é PES 2010. Falaram pacacete de que a IA seria melhorada, mas não é bem isso que se vê no jogo.
    No modo de jogo "Become a Legend" em que você controla a carreira de um jogador, os outros jogadores, que são controlados pela IA são ruins e muito burros...
    E tem várias outras coisas que poderia citar de "errado" nesse jogo, mas já ta bom o meu comentário assim.

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  3. PES 2010 é chato demais..
    e sobre a inteligencia artificial..é impossível fazer um IA "mais realista". Ou vai ser imbecil, ou vai ser impossível e pronto.

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